Tutorial: leque Temari - Naruto

| terça-feira, 25 de fevereiro de 2014




Para fazer um leque de 1,10m de altura por 12cm de largura você vai precisar de:

MUITO papelão;

MUITA cola quente

Lápis

Régua de 60cm de preferência

Estilete/faca

Tesoura

EVA preto de 0,4mm de espessura

Papel contact preto

Papel cartão preto

Fita isolante preta

1 parafuso com porca

2m de tecido morin (aquele tecido de fazer faixas de propagandas/mensagem)

Papel pardo (aquele marrom largo, utilizado em cartazes de escola, é vendido por metro na papelaria)

Tinta para tecido roxa

Tinta branca

Pincel

2 leques pequenos para referência caso deseje (você acha em lojinhas de 1,99, um você desmonta e outro deixa inteiro)



Tempo médio para a peça ficar pronta: gastamos 4 domingos não consecutivos. Vida de universitário, sabe como é. No fim diria que você gasta cerca de 1 dia para cada 2 passos, depende da sua agilidade.


Obs: Você pode substituir o papelão por MDF 0,03mm, corre o risco de ficar pesado e vai ficar caro, e pular para parte que fala do tecido.






1° parte – Estrutura do leque :


1º Passo:

Riscar o molde no papelão e cortar.



Usamos um papelão comprido (eu tinha comprado uma estante e usei o da embalagem). Não tente fazer com papelão emendado, seu leque não parará “em pé”. Procure em supermercados ou lojas de eletrodomésticos por embalagens de geladeiras ou fogão, enfim, de coisas grandes, assim você terá o comprimento necessário de 1,10m. Para cortar eu usei uma faca, mas se você tiver dificuldades use uma tesoura mesmo para não ter o perigo de se cortar.


Nosso molde ficou da seguinte forma:









Por favor ignorem a tortice da minha peça A, cortem ela reta em todas as extremidades e com a parte estreita alinhada no centro da peça.


A peça A será a parte de dentro de seu leque, tanto ela quanto B devem ter 1,10m de altura. ↑ e 12cm de largura →


Para ficar mais fácil de recortar risque primeiro retângulos no papelão para depois riscar a parte estreita (fina) dapeça A. Essa parte estreita deve ter 04cm de largura. Para ficar no meio é fácil, divida 04 cm para um lado e 04cm para o outro, o meio será seus 04cm da parte estreita (totalizando os 12cm de largura). Sua parte estreita deve ter 61cm de altura.


2° Passo:

Furar o buraco onde vai seu parafuso.



A altura que escolhemos para nosso parafuso foi de 08cm à partir da base larga, marque todas as peças na mesma altura.


Lembre-se que você precisará de um parafuso bem comprido, tipo aqueles de cama de madeira, é super baratinho, custa no máximo R$0,30 centavos com a porca e ruela. Você encontra o parafuso em lojas ferragistas. Vai sobrar parafuso depois de pronto, bastar serrar fora o excesso com uma segueta. (as ferramentas do seu pai serão úteis, fikadica)


Para furar o papelão você pode usar a furadeira de seu pai, cuidado com a mão (momento mãe cof), ou utilizar uma chave de fenda philipes (aquelas em formato de estrelinha).





Peça A cortada no papelão


3° Passo:

Acabamento final de sua estrutura



O que vale aqui é sua criatividade e o material que você tiver disponível. Porém por se tratar de um tutorial, iremos contar o que usamos.


O leque da Temari é preto/roxo e para não ficar feio na parte do tecido pintamos a parte estreita da peça A com tinta acrílica branca, aquela tinta de parede mesmo saca? Se você não tiver, um galão de tinta pequeno em casa de materiais de construção é baratinho. Faça isso primeiro pelo fato da tinta ter que secar e também porque é mais fácil você tampar a tinta com o papel preto caso ela escorra para a parte larga do que o contrário.


O resto da estrutura tem que ser preta. Para as partes largas da peça A recortamos papel cartão preto na largura da peça mesmo, ou seja, 12 cm de largura por 49 cm de altura. Na verdade ficou 05cm menor devido o tamanho do papel cartão (o jeito que recortamos para aproveitar o máximo do papel) e colamos com cola-quente.


Lembre-se a cola quente é sua BFF (Best Friend Forever xD). Para o contorno ficar bonito passamos fita isolante preta nas laterais.


Para a peça B o processo foi diferente. Nosso papelão não era muito grosso e para suportar o peso do tecido e da Ezaah na pose das fotos, reforçamos colando mais uma peça do papelão cortado sobre ele, depois recortamos EVA preto e colamos com a cola quente. Atenção não é daqueles EVA que parecem papel de tão fino, esse é vendido por metro em casas de tecido ou couro (tapeçarias). Tem espessura de 0,4mm. E o melhor é que por ser vendido por metro e ele ser largo não foi preciso fazer emenda e compramos apenas 50cm dele. Na parte de dentro (onde o tecido do leque será colado) colamos papel contact preto para não ficar uma peça muito grossa. Você pode pintar a parte de dentro se quiser com tinta preta ou usar mais papel cartão. Para as bordas usamos novamente fita isolante.






Peça B com o EVA preto colado (sim gente, é quase do meu tamanho ._.)



E com isso você tem a estrutura de seu leque pronta.






2º Parte – O tecido do Leque:


(Agora o bicho pega x.x)


1° Passo:

Faça o molde do tecido do leque no papel pardo.



Sim você precisa fazer o molde no papel, não dá pra cortar direto no tecido pelo simples motivo de que É GRANDE. Muito grande essa parte do leque. A envergadura do leque deu 2m se não me engano. (não medimos). Ou seja, limpa o chão da casa que você vai usar hehe!


Para fazer o molde usamos o molde de uma saia godê simples. Não sabe costurar? Pede pra sua vó. Brinks. Iremos dar a fórmula caso você deseje fazer o leque de tamanho diferente, porém as medidas usadas aqui são as que utilizamos.


Nossa base (o final da parte preta do leque) deu 104cm de tamanho. Se você quiser que seu leque abra menos diminua o tanto de peças A e meça. Para fazer uma saia godê você precisa anotar as seguintes informações:


Raio: 33,6 cm (Acha-se o raio dividindo a medida da cintura, no nosso caso a base do leque, por 3 - 1. Ex: Base 104 : 3 = 34,6 - 1 = 33,6)


Comprimento: 61cm (Nosso comprimento é o mesmo da parte estreita da peça B)


Após anotar as medidas faça o seguinte:



1° Recorte o papel pardo quadrado com as medidas da base + raio X base + raio. Dobre o papel no viés (diagonal) e traceje a dobra. Caso seu papel não dê o tamanho necessário não se desespere, é só emendar.


2° Com o papel dobrado no viés, marque do ponto A - B o raio (33,6cm). Marque no ponto A - C o comprimento + raio (33,6cm + 61cm) e traceje o arco.





Por favor façam o angulo direitinho, minha ferramenta para desenhar não estava boa, não faça o angulo torto como da figura ou seu tecido ficará torto.

3° Ainda com o papel dobrado corte nas marcação do ponto B e C e abra o molde. Se necessário faça a correção.









2° passo:

Corte o molde no tecido



Para cortar seu tecido abra o molde e posicione-o em cima e prenda com alfinetes para não ter perigo do tecido escorregar enquanto está cortando. Deixe 1cm a mais nas bordas laterais e superior por segurança, você poderá cortar o excesso depois se necessário.


Onde seu tecido ficar dobrado, pois você deverá deixar o tecido no formato de um quadrado, será o meio do seu molde (NÃO CORTE onde fica dobrado, senão você terá que emendar as partes). A parte que não tiver dobras é a lateral (onde o tecido se colará no leque). No desenho abaixo o molde não está encostado a borda para melhor visualização, não esqueça do 1 ou 2cm a mais, então ele realmente não encosta no reto do tecido.









Caso seu tecido seja estreito (o nosso tinha apenas 75cm de largura) você pode emendá-lo na máquina de costura, pois o tecido morin mais barato realmente é mais estreito, apenas o tecido algodão cru é mais largo, porém mais caro. Faça uma emenda de largura estreita, afinal você não quer um emendão no meio do leque né?


3º passo:

Engome seu tecido e pinte as bolas roxas (Luas Setsuna, Luas)



Essa parte não tem muito segredo, abra seu molde na mesa da sua casa e risque círculos grandes com o lápis, bem de leve para não precisar apagar com borracha, preencha os círculos com a tinta para tecido roxa e deixe secar.





Tecido secando no varal


Para engomar o tecido peça ajuda da sua mãe ou avó, ou descubra no google a receita para se fazer goma para tecido. Não irei colocar aqui, pois cada um faz de um jeito e é muito no “olhomêtro” as medidas. Minha mãe por exemplo, utilizada apenas água e polvilho doce, tem gente que usa apenas maisena (amido de milho) de fazer mingau e água.


A parte de engomar é opcional, você pode também deixar o tecido “duro” com verniz em spray, não testei esta técnica e corre o risco do tecido rachar. O fato é que queríamos o tecido “duro” para quando abrisse parasse em pé.



4° Passo:

Passe as dobras do seu leque no ferro de passar roupa caso tenha engomado e cole o tecido na estrutura do leque.



O segredo dessa parte é o modo de dobrar seu tecido. Use a base do tecido (a parte final da parte preta caso prefiram entender assim) como guia para as dobras. Lembre-se que as dobras embaixo tem a largura de 4cm e na parte superior 12cm.


Recomendo altamente testar a forma das dobras no molde de papel primeiro e depois fazê-las no tecido propriamente.






Nesta parte os leques em miniatura são uma ótima ajuda, observe-os bem que a dobras saem.


Nós colamos o tecido na estrutura com cola quente mesmo, ao longo do evento com o abre e fecha algumas das varetas descolaram, provavelmente se usar cola branca no lugar da cola quente isso não ocorra, mas estávamos com pressa.


E Tcharam, no fim você terá um leque leve, barato e lindoso .

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Tu não tem papelão de móveis
      Acha em algumas lojas de móveis e pede
      Lá nos depósitos que eles tem

      Excluir
  2. Olá Bom dia
    estou fazendo o leque com a ajuda do seu tutorial porém estou com uma duvida em relação as medidas que vc colocou (base + raio X base + raio) poderia me esclarecer ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Muito bom .....espero que vcs tenham bastante sucesso. Meu cosplay da temari vai fica top:)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Nas lojas
      Ou se tu tiver papelão em casa já faz
      Na hora de cortar o papelão corta com faca fica mais fasil

      Excluir
  5. Tenho 12 anos e vô fazer sozinha
    Será que dá ;-;

    ResponderExcluir
  6. gente vcs que ja fizeram sabe saber se faz vento se presta ou se não da muito tempo de vida o leque?

    ResponderExcluir
  7. nao tem mais as imagens de referencias, tem como ernviar por email? o meu é oliveisabelle26@gmail.com por favor

    ResponderExcluir

Next Prev
▲Top▲